ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DAS FRAGAS DO DIABO

Detalhes/Informações

Report Abuse

Fragas do diabo – gravuras rupestres – vila dos sinos1
0 0 Reviews
Popular

ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DAS FRAGAS DO DIABO

Outras Designações: Fragas do Corgo / Veiga dos Moinhos / Abrigos rupestres Fragas do Diabo

Nota Histórico-Artística

A presente classificação refere-se à "Estação Arqueológica das Fragas do Diabo", localizada nas imediações de Vilarinho dos Galegos, na base da encosta das margens da ribeira da Veiga, no início do desfiladeiro das Fragas do Diabo, também conhecido localmente por "Fragas do Corgo", numa zona pontuada por numeros locais que poderiam ter sido de igual modo amplamente utilizados para as mesmas finalidades tipológicas, ainda que o seu interior não ostente quaisquer indícios de fruição artística rupestre.
Estamos, neste caso, em presença de um conjunto de abrigos rochosos distados entre si por, sensivelmente, cinquenta metros, e utilizados, para fins cultuais, durante um período indeterminado da denominada "Pré-história Recente" desta região do Noroeste peninsular.
É no interior, e quase sempre na área mais recuada, destes abrigos, protegidos exteriormente pelas denominadas "palas", que se encontram os painéis gravados. De formas diferenciadas, consoante o abrigo, estes suportes apresentam uma configuração irregular, como sucede habitualmente nesta tipologia arqueológica, perante o aproveitamento (e acomodamento) das características geológicas preexistentes. Além disso, podem atingir, como no caso do "Abrigo 1", dimensões máximas de meio metro de altura por um de largura.
Também os motivos representados apresentam uma considerável variabilidade, mesmo que o "Abrigo" que aduz maior número de figurações, o "3", distribuído ao longo de diversos painéis, verticais ou subverticais, apresente apenas gravuras tipo "unhadas do diabo", em que pequenos traços verticais ou oblíquos foram horizontalmente tracejados de modo isolado e, mais frequentemente, em associação. Em contrapartida, as gravuras do "Abrigo 5" são bastante diferentes e executadas com um ou múltiplos traços, com aproximadamente dois a cinco centímetros de profundidade e de perfil em "V", alguns dos quais configurando o que poderá ser entendido como a única tentativa verdadeiramente compósita de todo este conjunto, constituída por uma continuidade de quatro fiadas horizontais de abundantes traços verticais, os quais, no caso do alinhamento inferior, se apresentam unidos por um extenso sulco horizontal, formando uma espécie de motivo "escalariforme".
De todos os "Abrigos", foi este último, o "5", a ser objecto, até ao momento, de uma sondagem arqueológica, que permitiu identificar a presença de eventuais lareiras e recolher dois fragmentos de recipientes cerâmicos de fabrico manual, embora de difícil classificação cronológica e cultural.
[AMartins]

Fonte: www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73370

Detalhes

Interesse Turístico
Arqueológico e Arquitetónicos, Recreação

Informações de Contacto

Morada
Abrigo Rupestre das Fragas do Diabo, Caminho para os "castros" ou castelo, Vilarinho dos Galegos e Ventozelo, Mogadouro, Distrito de Bragança, Norte, Portugal
Telefone Móvel
Telefone Fixo
Cód. Postal
5200-206 Mogadouro

Autor Info

Batista Vitor

Membro desde 3 anos atrás
Ver Perfil

ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DAS FRAGAS DO DIABO 0 reviews

Write Your Review

There are no reviews yet.

Write Your Review

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DAS FRAGAS DO DIABO 0 reviews

Write Your Review

There are no reviews yet.

Write Your Review

Your email address will not be published. Required fields are marked *